top of page
Foto do escritorDanilo Emboaba da Silva

Dicas de Shogi na Abertura, meio jogo e Final de jogo.



Olá pessoal, trago neste artigo traduzido dicas de aberturas, meio jogo e finais. Espero que este artigo ajude a entender um pouco mais da parte estratégica e tática do seu jogo, você ira ver princípios de aberturas, que assim como no xadrez, também existem no shogi.


Verá também os castelos mais utilizados no jogo, claro que de sua forma mais básica, uma informação mais completa sobre estes castelos está disponível no e-book gratuito do recanto do shogi


O link do post original está no m deste artigo, agora vamos aprender shogi.


Dicas de Shogi na Abertura, meio jogo e final de jogo.


Como o xadrez, o Shogi pode ser dividido em abertura, meio-jogo e nal, cada um exigindo uma estratégia diferente. A abertura consiste em organizar as defesas e o posicionamento para o ataque, o meio jogo consiste em tentar romper as defesas adversárias, mantendo as próprias, e o final de jogo começa quando as defesas de um lado foram comprometidas. As estratégias de abertura serão discutidas.


Aberturas


  • Use a abertura para aumentar sua defesa, pois uma ofensiva rápida deixará o território de um jogador em aberto para lançar os ataques assim que as peças forem trocadas

  • Deixar um rei no seu quadrado original é uma posição particularmente perigosa.

  • Não é vantajoso trocar bispos ou torres se o seu oponente tiver uma melhor formação defensiva ou mais linhas de ataque.

  • Os generais de prata são geralmente considerados superiores como peças de ataque, e os generais de ouro são superiores como peças defensivas.

  • É comum defender o rei com três generais: dois ouros e uma prata.

  • Muitos ataques de abertura comuns envolvem o avanço de um prata e, idealmente, um peão, ao longo de uma la protegida pela torre. Este é o ataque de prata escalado(climbing silver).


O castelo Yagura é considerado por muitos como a posição defensiva mais forte do shogi. Tem um rei fortemente protegido; uma linha bem fortificada de peões; e o bispo, a torre e um peão suportam um ataque posterior do prata ou cavalo da torre. É notoriamente difícil romper com um ataque frontal, embora seja mais fraco pela lateral.



Formação do Yagura





















Entretanto, o adversário pode facilmente adotar essa defesa, não dando vantagem a nenhum dos lados. Há uma boa dose de exibilidade na ordem dos movimentos ao construir a defesa Yagura, e as possibilidades não serão listadas aqui.


O único ponto a ter em mente é que os generais devem se mover na diagonal, não diretamente para frente. Um ataque comum contra a defesa de Yagura é avançar o cavalo da torre diretamente para a frente, defendido pela torre e com um peão na mão, para atacar as fortificações em ambos os lados do rei acastelado.


Se o defensor tiver respondido a um avanço de peão da lança naquele lado, um peão pode ser dropado onde o peão do canto tinha cado. Se o prata defensor se moveu ou ainda não está em posição, um peão pode ser jogado ali.


Uma posição defensiva que é considerada mais fácil para iniciantes, mas ainda popular entre os profissionais, é o castelo Mino. O rei é colocado em uma posição segura, enquanto os três generais trabalham bem para apoiar um ao outro.



Às vezes, isso é usado quando um jogador escolhe a abertura de um bispo em vez da abertura do peão da torre(torre estática). O castelo Mino leva seis movimentos para completar, não necessariamente nesta ordem: Mova a torre para o lado esquerdo do tabuleiro, de preferência para a sexta la. Este movimento deve ser o primeiro.



Mova o rei para onde a torre começou, três movimentos. Mova o general de prata do lado direito para cima em um espaço, de modo que ele que adjacente ao rei. Mova o general de ouro do lado esquerdo diagonalmente para cima e para a direita de modo que que protegido pelo outro ouro general, que ainda não se moveu.



Formação Mino castle





















(opcional)Mova o peão do canto um quadrado para frente; dois é ainda melhor.


(opcional)Isso dá ao rei uma rota de fuga no final do jogo.


(opcional)Mova o peão da quarta fila um quadrado para frente.


(opcional)Isso torna mais difícil para que uma ameaça de mate mais direto seja feito.



Uma terceira defesa frequentemente usada no shogi profissional é o Anaguma , comumente chamado de castelo “urso no buraco”. Este castelo pode ser executado em ambos os lados do tabuleiro. O resultado final colocará o rei no quadrado de canto onde a lança começou, defendida por dois generais de ouro e um de prata.



Uma estratégia sugerida para um castelo do lado da torre é: 1. Mova a torre para a sexto ou sétimo la. 2. Mova o rei para a casa inicial da torre. 3. Mova a lança um quadrado para cima, depois mova o rei para o quadrado inicial da lança. 4. Mova o general de prata para cima e para a direita. 5. Mova os dois generais de ouro para o castelo para uma defesa adicional.



Formação do Anaguma





















Meio jogo


Como os peões atacantes não podem se defender, eles tendem a se perder no início do jogo, permitindo: ser jogado atrás das linhas inimigas; ser promovido a um tokin(nome do peão promovido); ou ser colocado imediatamente atrás de uma peça, para que eles se protejam, fazendo um ataque forte.


Este último ameaça a defesa inteira do oponente, mas fornece pouco valor ao oponente se o ataque falhar e as peças forem capturadas. Se um jogador tiver mais do que um par de peças capturadas na mão, é provável que a queda de ataques esteja sendo ignorada.



No entanto, é aconselhável manter um peão na mão e, muitas vezes, trocar peças, se necessário, para conseguir uma. Comparado com Os jogadores de xadrez internacionais, jogadores de shogi, são mais propensos a sacrificar peças, mesmo as poderosas, se a captura resultante puder ser devolvida ao jogo para uma finalidade específica.


Peças atacantes podem facilmente ficar presas atrás das linhas inimigas, já que o oponente pode dropar um peão em uma casa protegida para cortar a linha de recuo.


Por esta razão, as torres, que podem recuar em apenas uma direção, são comumente mantidas a uma distância segura nas primeiras partes do jogo, e usadas para dar suporte de ataque para peças mais fracas.


No entanto, uma vez que o jogo se abriu, uma torre promovida é uma peça especialmente mortal atrás das linhas inimigas. Avançar um peão da lança pode abrir o canto do tabuleiro para ataque.


Portanto, quando um jogador avança primeiro um peão de lança, é comum que o oponente responda avançando o peão oposto, a m de evitar complicações mais tarde no jogo. Também permite que o rei escape se for atacado pela lateral.



Final de jogo


Uma vez que um jogador tenha quebrado as linhas inimigas, o rei do oponente pode ser facilmente preso por suas próprias peças. Uma tática defensiva comum é abrir a linha de peões para permitir que o rei escape.


Os reis são mais difíceis de dar xeque-mate no campo livre, especialmente se o oponente não tiver muitas peças de bom alcance em jogo.



Bom pessoal, o artigo foi este, espero que tenham gostado, compartilhe com os amigos, obrigado por ter lido até aqui, até o próximo artigo pessoal.



1.100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page