top of page
  • Foto do escritorDanilo Emboaba da Silva

Como continuar no shogi se só tenho derrotas?



Olá pessoal, trago um artigo que eu mesmo estou escrevendo de acordo com minha experiência, e este artigo resolvi escrever para ajudar um amigo, e aos que podem ter problemas parecidos.


Você se sente desanimado com o shogi porque parece que não esta aprendendo nem melhorando nada?

Lembre-se que uma pequena melhora no shogi já da um ânimo muito grande, uma vitória te deixa revigorado também.


Já passei por isso, ainda passo por isso de tempos em tempos, sinto que estou estacionado, mas o que faço para superar isto? Bom, a resposta é simples, quando vejo que estou muito saturado de treinamento e de jogos, eu simplesmente paro de jogar por um tempo, mas continuo treinando tsume shogi, porque não quero perder a visão tática de jogo.


Agora se seu problema é falta de treinamento, ou de algo, busque informação, gostaria que deixassem comentários na pagina, ou aqui no site mesmo, porque eu posso trazer o conteúdo certo pra você.


Se você não sabe joseki(movimentos padrões de abertura) não se preocupe, aprenda a abertura e a estratégia no seu tempo, mas não faça os movimentos somente por fazer, entenda porque você esta fazendo determinada jogada, entenda quais são as linhas ruins para você conseguir desviar delas ou encontrar uma jogada forte no meio de uma desvantagem.


Se quer pegar mais o feeling do jogo, jogue jogos com menos tempo(observação jogue partidas com menos tempo se você já tem um conhecimento de aberturas e castelos, porque o tempo rápido é bom para reforçar aquilo que você já sabe. Caso contrário você terá um calculo raso e superficial), quanto menos tempo melhor, se quiser aprender jogando handcap shogi, também vai ser muito útil, porque você vai aprender a mover melhor suas peças, a utiliza-las melhor e assim vai melhorando devagar.


Enfim é isso pessoal, passei umas dicas para vocês continuarem, deem uma pausa se necessário, não jogue se não estiver com vontade porque você vai acabar deixando de gostar do jogo. Se seu problema é falta de treinamento, resolva tsumes, tesuji, brinkmate(preparação para um mate inevitável), aprender josekis no seu ritmo e revisar kifus que você perdeu vai te ajudar a melhorar, nem que seja um pouco, mas vai te animar a continuar.


Espero que este artigo anime você, eu também passei por isso e passo por isso as vezes. Lembre-se, se quiser algum conteúdo especifico, envie um comentário com o que você tem dificuldade, se quiser jogar também pode enviar comentário também. Agradeço a todos que acompanharam este artigo, espero que se mantenham no shogi e consigam superar essas barreiras, que acreditem, é normal.


Até o próximo artigo, obrigado por acompanharem o site.



50 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page