top of page
  • Foto do escritorDanilo Emboaba da Silva

Entrevista Exclusiva Com a Única Pró Estrangeira deShogi Karolina Styczyńska



Olá Pessoal. A jogadora profissional de shogi Karolina Styczyńska cedeu uma entrevista para nós do Recanto do Shogi. Contando um pouco sobre sua trajetória e como tem sido viver isso que é o sonho de muitos. Espero que vocês gostem. E conheçam mais dessa a respeito da história incrível dessa jogadora profissional de shogi.


RS – Quem é Karolina styczyńska?




Karolina Styczyńska:


Sou eu, uma jogadora profissional de shogi da Polônia rsrsrs.



RS – Quando e como você despertou seu interesse no shogi?


Karolina Styczyńska:


Quando eu tinha 16 anos, eu comecei lendo o mangá do Naruto. E nele tinha uma breve menção do xadrez japonês. Eu tive interesse e procurei online.




RS – Como e com quem você aprendeu a jogar shogi?


Karolina Styczyńska:


Eu aprendi as regras online. As táticas e estrategias eu aprendi com outros jogadores ou simplesmente praticando muito. Depois os videos do Hidetchi no youtube estavam disponíveis, então eu aprendi ali. Eu tenho uma boa lembrança de resolver um monte de tsumes online com meu professor de shogi brasileiro.


RS – Você foi para a escola de prossionais?


Karolina Styczyńska:


Para se tornar uma jogadora profissional, você precisa entrar na escola de prós chamada Kenshukai. Nós tínhamos partidas em toda segunda semana no Shogi Hall em Tokyo. Mas para se tornar uma profissional você precisa estar em uma classe específica tendo muitas vitórias consecutivas.


RS – Conte-nos um pouco sobre como sua rotina de treinamento começou,e como ela é agora?


Karolina Styczyńska:


Eu tenho jogado todos os dias muitas partidas online e lido livros de tsume shogi. Agora eu continuo jogando online, mas eu tenho mais possibilidades de jogar contra outros profissionais na vida real.


RS – Muitos jogadores novatos estão aprendendo shogi, não só no Brasil, mas eu acredito que no mundo todo, como você se sente ao saber que o shogi esta se tornando tão popular?


Karolina Styczyńska:


Eu estou muito feliz! eu gostaria que shogi fosse jogado em todo o mundo. É um grande jogo. Eu espero somente que os novos jogadores apreciem a cultura japonesa dentro da disciplina do shogi.



RS – Como você se sente vivendo no Japão como a primeira jogadora profissional estrangeira?


Karolina Styczyńska:


É difícil as vezes, mas eu sou grata, eu estou aqui!


RS – Quais passos você tomou para se tornar uma jogadora profissional?


Karolina Styczyńska:


Treino shogi todos os dias, me mudei para o Japão, aprendi japonês, entrei no Kenshukai e avancei para a classe C1. Então fui promovida para jogadora profissional 2 kyu com 2 anos.


RS – Esta pergunta é importante, qual sua comida favorita?


Karolina Styczyńska:


Noodles japonês, soba ou sushi.


RS – Você tem alguma peça favorita? qual seria e porque?


Karolina Styczyńska:


Mina peça favorita é o kaku(Bispo). Ele é uma peça que sempre traz surpresas(como um garfo na torre e no rei) em toda parte do jogo. É difícil para capturar e muitas vezes o uso como um sniper.


RS – Qual sua estrategia favorita do shogi?


Karolina Styczyńska:


Gokigen Central Rook(Gokigen Nakabisha)



RS – Ritmo favorito de jogo? mais conservador ou linha mais moderna, rápida?


Karolina Styczyńska:


Eu prefiro linhas rápidas


RS - Pergunta final: O que você poderia dizer às pessoas que estão começando no shogi agora? Você teria algum dicas para eles se tornarem mais fortes? Se sim, quais?


Karolina Styczyńska:


Desfrute do shogi todos os dias. Você pode tentar resolver o tsumeshogi, porque ajuda a ler alguns movimentos à frente - o que é um ponto vital do jogo. Continue se inspirando e não tenha medo de desafiar as pessoas mais fortes - elas podem ensinar você coisas bem legais.



Alguns Destalhes interessantes Karolina Styczyńska, ela virou uma animação muito legal.

Desenvolvido pela CalorieMate



link abaixo para quem quiser assistir


Vou deixar a entrevista em inglês abaixo também.


I’m going to leave an interview in English too


RS – Who is karolina styczyńska?

Karolina Styczyńska It’s me! A Ladies Shogi Professional from Poland.



RS – When and how did your interest in shogi arise?

Karolina Styczyńska When I was 16, I started reading manga called Naruto. It briey mentioned a game of “Japanese chess”. I got interested and checked it online.


RS – How and with whom did you learn to play shogi?

Karolina Styczyńska

I have learned the rules online. The strategy or tactics I have learnt from other players or simply from practicing a lot. Later on youtube videos of Hidetchi became available, so I learnt from there. I quite nicely remember solving a lot of tsume shogi online with my Brasilian shogi teacher.


RS – Did you go to school to attend pros school?

Karolina Styczyńska

To become a lady shogi professional, you need to join a “pro school” called Kenshukai. We had matches every second week in the Shogi Hall in Tokyo. But in order to become a professional you need to get to a specic class by getting many wins in a row.


RS – Tell us a little about how your training routine started, and how it is now?

Karolina Styczyńska

I have played everyday online a lot and read tsume shogi books. Now I am still playing online, but I have more possibilities of playing against other professionals in real life.


RS – Many novice players are learning shogi not only in Brazil, but I believe that all over the world, how do you feel about knowing that the shogi is becoming so popular?


Karolina Styczyńska

I am very happy! I would like shogi to be played all around the world. It is a great game. I only hope that the new players will appreciate the Japanese culture inside the shogi manners.


RS – How do you feel about living in Japan as the rst foreign professional?


Karolina Styczyńska

It is hard at times, but I am glad I am here.



RS – What steps did you take to become a professional player?


Karolina Styczyńska

Train shogi everyday, move to Japan, learn Japanese, join Kenshukai and advancing to C1 class in Kenshukai, then getting promoted to Ladies Professional 2 kyu within 2 years limit.


RS – This question is important. What is your favorite food?


Karolina Styczyńska

Japanese noodles soba or sushi.


RS – Do you have a favorite piece? What would it be and why?


Karolina Styczyńska

My favourite piece is kaku (bishop). It is a piece that always brings suprise (like rook, king fork) in every part of the game. It is hard to catch and it has many uses like “sniper”.


RS – What is your favorite shogi strategy?


Karolina Styczyńska

Gokigen central rook.


RS – Favorite game rhythm? More conservative or more modern shogi line, faster?


Karolina Styczyńska

I prefer fast lines.


RS – Final question: What could you say to the people who are meeting the shogi now? Would you have some tips for them to become stronger? If so, what are they?


Karolina Styczyńska

Enjoy shogi everyday. You can try solving tsumeshogi, because it helps to read few moves ahead – which is the vital point of the game. Keep getting inspired and don’t be afraid to challenge stronger people – they might teach you cool things.


Espero que tenham gostado.

Até a próxima pessoal!

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page